quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O homem da Califórnia


Richard Kiel como "Eegah"

Richard Kiel como "Jaws"


Olha, eu sei, é preciso ser mais indulgente com atores cujo maior feito é representar coadjuvantes toscos - mais precisamente, sujeitos com mais de dois metros de altura portadores de dentes de aço e empregados de vilões megalomaníacos com planos de conquista mundial geralmente frustrados por espiões ingleses bebedores de martini. Mas assistir uma projeção estrelada por Richard Kiel em começo de carreira, onde todas as suas falas constituem-se de meros grunhidos pré-históricos, é dose pra leão! Estou falando, caríssimos, de "Eegah!", de 1962, a exumação tenebrosa de hoje.
Menciono grunhidos porque o personagem-título, responsabilidade do intérprete de Jaws quinze anos após essa bomba, é um homem das cavernas encontrado perambulando pelo deserto californiano por uma patricinha adolescente (embora a atriz estivesse na casa dos trinta) filha de um experiente escritor aventureiro (que tem um forno dentro da sua sala de televisão!).
A complicadíssima trama se desenvolve em meio ao inevitável complexo de "A Bela e a Fera". A mocinha conhece o brutamontes e depois do susto inicial faz até a barba dele! Previsivelmente, Eegah se apaixona por Roxy, tentando até estuprá-la.
O trágico desfecho acontece devido ao choque de civilizações, pois os policiais da Califórnia resolvem atirar casualmente em um sujeito grandalhão à beira da piscina só porque este estava brandindo uma clava e vestindo peles de animais selvagens. Que isso sirva de lição ao incauto leitor que ouse se trajar como Fred Flinstone em festas a fantasia nos EUA!
Produções de baixo orçamento e humor involuntário como essa jamais mereceriam sequer menção em produções futuras. Menos mal seria se tivessem esquecido nos anos sessenta essa obra tosca sobre um homem das cavernas na Califórnia. O problema foi justamente filmarem "O Homem da Califórnia" nos anos noventa. Por quê? Para quê? O filme dos anos sessenta já não é ruim o suficiente? O dos anos noventa tem o debilóide do Brandon Fraser de neanderthal! E o insuportável Pauly Shore como coadjuvante maconheiro! Céus, o horror...
Se o silencioso Jaws pudesse gritar, ele gritaria: "Eecah!"



Segue o trailer do horroroso "Eegah!":


E o trailer do abominável "Homem da Califórnia"de 1992:

Um comentário: