terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Quando os ossos do cadáver são feitos de massinha de modelar

Feito todo em animação "stop motion" de massinha, o filme exumado de hoje conta a história de um sujeito que entra em contato com o colorido e vibrante mundo do além, onde gente morta parece estar viva.  Ele se enamora, então, por uma apaixonante mulher-cadáver que adora cantar e dançar.
Muito bem, caríssimos leitores, esqueçam "A Noiva Cadáver", longa animado de 2005 do Tim Burton que até concorreu ao Oscar. Infelizmente, por mais que aprecie algumas obras desse estranho diretor (como "Edward Mãos de Tesoura" e "Batman"), a sua animação de massinha é quase uma cópia barata e inferior da exumação real, o curta de 2001 de René Castillo, o mexicano "Hasta los Huesos".
Essa obra homenageia aquelas gravuras do final do século XIX atualmente famosas de José Guadalupe Posada, pois agora estão associadas ao "Dia dos Mortos" no México. Antes da morte do autor, porém, sua obra buscava satirizar personagens políticos da sociedade mexicana daquele momento. Vejam alguns exemplos de suas gravuras:







"Hasta los Huesos" consegue associar muito bem o tema da morte com o romance, mesmo sendo só um curta, pois além de tudo, temos uma versão emocionante da canção "Llorona" na voz de Eugenia León. Conseguimos até descobrir que a tequila com vermes é produzida direto do mundo dos cadáveres de massinha!
Confiram a animação, porque vale a pena!

2 comentários:

  1. Cara acho que vi isso em algum Anima Mundi, muito foda :)

    ResponderExcluir
  2. É bem possível mesmo, Manso.
    Aliás, mudando de assunto, eu gosto de Tim Burton, mas de uns anos para cá eu não o tenho achado muito original, não.

    ResponderExcluir