terça-feira, 19 de julho de 2011

Mau Ronaldo! Mau Ronaldo!

Filme americano feito direto pra tevê é quase sempre sem novidade, caríssimos. Esqueçam as perseguições e tiroteios frenéticos dos filmes de ação, os efeitos especiais de babar dos blockbusters e os astros de cinema mais conhecidos do planeta. O negócio é se contentar com o orçamento pífio, a história que se passa em poucos cenários, as atuações modorrentas... Quem não se lembra daquele filme que passava dia sim e outro também na Sessão da Tarde há mais de dez anos (que eu esqueci o nome, por sinal!) em que a bebê Jéssica fica presa dentro do poço? O máximo de ação ali era um monte de gente olhando pro poço tentando descobrir como tirar o raio da criança de lá de dentro!

Mas às vezes aparece um filme de tevê interessante. É o caso do bizarro "Bad Ronald" (Mau Ronaldo!) de 1974, do diretor rei dos filmes desse tipo. E o personagem do título não é um obeso ex-jogador de futebol pegador de traveco (pronto, fiz a piada horrível...), é um nerd sozinho!

Presta atenção na trama: O filhinho da mamãe Ronald quer ter amigos, mas os jovens da redondeza vivem sacaneando o pobre (agora isso se chama "bullying"). Triste e melancólico com sua vida típica de adolescente tímido e introspectivo, acaba matando sem querer à base da tijolada (!) uma garota mais nova que ele. A garota, vejam só, estava tirando uma com  a cara dele! O que ele faz? Ora, enterra o cadáver e passa a ser perseguido pela polícia!

Quando o esquisito de óculos conta pra mamãe com problemas de saúde da morte da menina o que ela faz? Ora, tranca o filho insano no fundo falso da despensa da cozinha e não deiza ele pôr o nariz ranhento pra fora! E assim o Ronald monguinho - dado como foragido pela polícia - vai vivendo alucinado em seu mundo próprio, fechado dentro das paredes da casa (à base de leite em pó e sem tomar banho, típico de qualquer nerd sem vida!). Até que a mamãe morre e depois de algum tempo um casal  incauto com três filhas iguais às irmãs loirinhas de "The Brady Bunch" vai morar ali... o estopim perfeito para aflorar a loucura do nerd maníaco!

O filme é praticamente todo rodado dentro da casa do ser estranho. As cenas de violência são econômicas, mas o interessante é o climão de suspense ao longo da trama, porque o infeliz trancado fica escondido e à espreita dentro do fundo falso, sempre observando suas vítimas por furos nas paredes. Até que resolve fazer suas aparições estilo "Here's Johnny!" de "O Iluminado"! Um nerd psicopata pode ser muito assustador...

Esse filme obscuro é recomendado para os valentões pensarem duas vezes antes de sacanearem um coleguinha monguinho na escola... nunca se sabe quando um vai surtar - e nem de que esconderijo do mal um desses pode sair - e aí, caríssimo, será tarde demais!

Confiram abaixo no link cenas do longa em conjunto com a mais que apropriada música do Radiohead, "Creep" (faz sentido!), coisas que só a internet pode proporcionar!

http://www.youtube.com/watch?v=HADV3PVG8TM&feature=related

Um comentário: