terça-feira, 15 de maio de 2012

Perversão, sangue e pesadelo na Yakuza (ou O cachorrinho, a concha de sopa e o leite materno no País das Maravilhas)


Takashi Miike é um diretor estranho que faz filmes muito estranhos. Na minha opinião, o nível de bizarrice presente em quase todos os seus longas rivaliza com o dos grandes mestres do bizarro no cinema (David Lynch, Alejandro Jodorowski, David Cronenberg, José Mojica Marins, John Waters, Terry Gilliam, Darren Aronofski, Ken Russell... - a lista é gigante!) e isso é mais do que suficiente para que ele esteja entre os meus diretores favoritos.

Os principais temas recorrentes no cinema desse japonês doido e ultra versátil são a morte, a violência e as perversões psicológicas e sexuais, tudo embalado por temáticas surreais altamente estilizadas nos gêneros que ele adora filmar, especialmente o horror, os filmes de gângster e até, vejam só, a comédia! Em todos os seus longas esses temas estão presentes em maior ou menor grau. Mas a exumação de hoje talvez seja o ápice da esquisitice na obra bizarríssima do Takashi Miike. Se em "Ichi The Killer" e "Audition" temos a violência, a escatologia e o sadismo em nível elevado, em "Visitor Q" e "Happiness Of The Katakuris" temos tabus, perversões sexuais (como a necrofilia, o incesto e o suicídio) explorados bizarramente na forma da comédia em estilos muito diferentes como o documentário ou o musical, e em "Izo" o surrealismo une todos esses temas de forma bem abstrata, parece que só em "Gozu" (2003) a gente finalmente entra na mente bizarra desse diretor bizarro.



"Gozu" (uma das cinco produções de 2003 do Takashi Miike!) - que significa cabeça de vaca e serve de abreviação em japonês para "O Grande Teatro da Perversão e do Medo" (!), é o filme do dilema de um membro da Yakuza sexualmente reprimido que recebe a ordem do seu chefão velhinho com disfunção erétil (!?) de assassinar e desovar o cadáver de um outro membro da gangue que salvou a sua vida, mas que desaparece misteriosamente. Todos os personagens, sem exceção, confirmam aquela máxima já manjada de que de perto, ninguém é normal - todo mundo nesse filme é lelé ao extremo!

Nós acompanhamos a jornada do protagonista biruta em busca do paranóico sujeito da Yakuza desaparecido por vários lugares estranhos, como a casa de chá administrada pelo traveco careca (!) e a sinistra pensão do autista médium (!?) e da sua irmã, a velhinha maluca que adora distribuir seu leite materno pra todo mundo (!?!). O filme é repleto de alucinações e lembranças do protagonista retraído em momentos grotescos inesquecíveis, e logo ficamos em dúvida se a história acontece mesmo ou se é apenas a imaginação do pobre sujeito.

Quem quiser se aventurar e embarcar nessa viagem cinematográfica ao pervertido, ao sórdido e sobretudo ao estranho, fiquem atentos a algumas das cenas mais inesquecivelmente bizarras da história do cinema! Prestem atenção no ataque brutal contra o cachorrinho-Yakuza (!), no leite materno vazando pelo teto, na cura fatal pra disfunção erétil do vovô Yakuza, no minotauro babão lambendo a cara do protagonista (!?), na troca de identidade (e gênero!) de um personagem importante de um jeito que David Lynch não faria melhor, e à cena de sexo no clímax dessa ode ao grotesco surreal. O final é apoteótico, caríssimos, e coroa definitivamente Takashi Miike como um dos Mestres do Bizarro!

Trailer de "Gozu" (Takashi Miike, 2003)

2 comentários:

  1. Grande Exumador...

    Essa foi braba Douglas.... festival de bizarrices até a morte... to vendo tb os outros que posts sobre Takashi Miike como o "Gozu" e etc.. td realmente novo pra mim e muito - mas muito doido mesmo !!!!!!

    Se liga - vc conhece um vídeo que o MIke Patton, vocal do Faith no More fez lá pelos anos 90 ???

    Li na época que era algo bizarro, vi na revista Bizz... recentemente notei que hoje não tem tanto impacto assim, é mais uma brincadeirinha trash editada em Video Cassete pré internet... mas vale e olhada;

    Tem gente pregando os lábios vaginais numa mesa, agulhas nas genitálias - sangue pra cacete, mulher maluca pendurada pelos seios, um pitt bull arrancando um braço dum coitado, gente comendo merda, o suicídio de um político americano via satélite e etc.

    Vale a olhada... mas é tosco demais.

    http://zemaraim.blogspot.com.br/search/label/Video%20Macumba

    http://pattonfans.wordpress.com/2012/01/20/video-macumba/

    Obs: Takashi Miike é realmente muito estranho !!

    Cordeiro Bééé Dislexo ®Ŧ¥ĦŦ

    ResponderExcluir
  2. Que maneiro, Cordeiro!

    Mike Patton como editor de vídeo é um excelente músico!

    Eu sempre tinha ouvido falar que o Patton é mega pinel, mas não imaginava como!

    Mas pra ficar temático, vamos ficar com outro músico maluco japonês, né?

    http://exumador.blogspot.com.br/2010/10/e-se-o-gene-simmons-fosse-japones.html

    Um abraço, Cordeiro!!

    ResponderExcluir