quinta-feira, 28 de junho de 2012

A metamorfose suprema da carne em duas dimensões

Para além da sociedade e do véu da carne, há um mergulho profundo na piscina de plasma, já dizia Jeff Goldblum em "A Mosca"! Talvez com esse pensamento e trilhando por esse caminho, muitos ídolos da cultura pop acreditam piamente que transcendem a mera materialidade mundana da carne! E por falar em metamorfose suprema da carne, nenhum ícone pop cuja forma de vida é baseada em carbono metamorfoseou tanto a sua carne quanto  Michael "A Mosca" Jackson! Mas deixemos de lado essa bizarra faceta (!) do Lorde do Moonwalk representada por cirurgias plásticas, narizes, vitiligos, cabelos flamejantes e que tais: assim como os seus irmãos, o ídolo das multidões se transformou em desenho animado!



Em 1971, a gravadora Motown resolveu dar uma animada (!) nos garotos do Jackson 5, reprisando o mesmo destino de outro fenômeno pop: os Beatles, que em 1965 também virou desenho norte-americano! Em ambos os casos, nenhum artista retratado nas animações dublou suas versões bidimensionais - o quarteto de Liverpool, por exemplo, ficou horrorizado com o resultado (imagina, os Beatles sem sotaque inglês!), e o programa jamais passou na tevê britânica. Já a desculpa do Jackson 5 era conflito de agenda! Apesar disso, as animações fizeram sucesso nos States e sempre incluíam dois clipes musicais inteirinhos nos seus episódios.

Abaixo, trecho animado dos Jackson 5 impedindo Michael Jackson, Marlon e os ratos de estimação do pequeno Michael (!) se alistarem por engano, ao som de "I Want You Back":


Querem Beatles? Aqui eles vão pro espaço sideral cantar "Day Tripper"!


A animação dos ídolos pop prossegue! Os caríssimos podem ão acreditar, mas ali por volta de 1976, Muhammad Ali (!), que tem no currículo bonecos de brinquedo com a sua cara e participação em gibis do Super-Homem, também vai estrelar o seu desenho! Mas como megalomania pouca é bobagem, o nome da atração do ídolo do boxe é "Eu Sou O Maior: As Aventuras de Muhammad Ali"! Abaixo, um episódio inteirinho!


Os caríssimos são incansáveis, eu sei! Preparados para o horror da metamorfose da carne em desenho animado? Fiquem com a inominável animação de 1983 de... Mr. T!!! Que vinha com lição de moral no estilo do He-Man, mas com a sutileza e charme do Mr. T!! Por algum mistério pop insondável, essa aberração durou três temporadas! Sinistro!



  P.S.: Uma questão pertinente: quando o Gorillaz vai transcender as limitações bidimensionais e se metamorfosear em bizarras criaturas de carne?

2 comentários:

  1. Grande Douglas !!!!

    Cara excelentes esses dois posts !! Sou um grande fã de black music e musica em geral - BOA!- E LÓGICO OS Jacksons TEM QUE ESTAR EM QUALQUER LISTA !!!!

    Só coisa fina... parabéns mais uma vez pela qualidade do texto.

    Abração,

    Cordeiro Blackdéxico Braquelo

    ResponderExcluir