O maquinário, as coisas mortas e sem sentimento vão ganhando destaque - e vida! - nas variadas mídias culturais, enquanto os homens morrem lentamente, cada vez menos humanos, rumo à mecanização das relações, dos sentimentos, da rotina. As pessoas-objeto e as relações virtuais de mentirinha onde os homens estão conectados a diversos cordões umbilicais computadorizados estão no topo dessa cadeia e como conseqüência tome robôs carismáticos, andróides assassinos, geladeiras diabólicas e computadores do mal passeando pela cultura pop! E a humanidade que se lasque! Se ela não pode vencer as máquinas, que ela se transforme em máquina também!
Pois escarafunchemos pela telinha do computador/máquina o que os anos oitenta - e o comecinho dos noventa - têm para nós sobre esse tema, ó ironia das ironias!
Em "Videodrome" (83) do Cronenberg (que é o Podtrash dessa semana, aliás: http://td1p.com/podtrash-101-videodrome/), os equipamentos pulsam, latejam e clamam por sexo enquanto o James Woods vira um autômato fundido ao metal! O trailer aqui a seguir!
"Vida longa à nova carne!"
Em "Tetsuo: The Iron Man" (87) do Shinya Tsukamoto, a metamorfose rumo à desumanização é suprema - e contagiosa, surreal e irreversível! Essa jornada semi-videoclíptica é acompanhada, claro, por trilha sonora tecno/industrial dos anos 80! Simplesmente brilhante-metálico!
Metamorfose Suprema - Vida longa ao Cyberpunk Gore!
Em "Robocop" (87) do Paul Verhoeven, no trecho a seguir o policial Murphy prova que tem bolas de aço quando é desafiado na boate pela música bate-estaca/industrial/tecno (de novo!) "Show Me Your Spine" (PTP) a mostrar a sua espinha dorsal! Orgânico X Inorgânico: quem levou a melhor?
"Eu fui consertado. 'Eles' consertam tudo!" - Vida longa ao ciborgue careca!
Em 1992, o senhor tcheco da massinha e do stop motion Jan Svankmajer produziu "Food", curta metragem em três episódios. O primeiro segmento ("Breakfast") trata magistralmente da mecanização do ser humano e aparece na íntegra logo a seguir:
Pôster do café da manhã, almoço e jantar em "Food".
Vida longa ao mestre do surreal Jan Svankmajer!
Caríssimos, se a ditadura do relógio permitir (!), essa semana o blogue continuará nesse tema!
Exumador, acabei de assistir Tetsuo, e por enquanto a única coisa que tenho a dizer é estou chocado. O.o
ResponderExcluirPois a partir de hoje, quandp gritares TETSUOOOO!! não esteja se referindo a Akira!!!!
ExcluirComo disse o corvo. "Nunca mais!" :)
ExcluirProvavelmente o melhor texto que ja li em seu blog !!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirMt bom !
Disléxico Inoxidável