terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Silêncio!



Homenagem ao cinema mudo não é novidade no século XXI! Existem obras maneiríssimas silenciosas e em preto e branco, bem à moda antiga, mas com um estilo mais moderno e todo especial.

Um bom exemplo é o "La Antena", de 2007, filme surreal, de fantasia, mórbido... argentino! E da mesma forma que George Valentin, o protagonista do oscarizado "O Artista" (2011), não consegue ser ouvido pelas pessoas que amam os filmes sonorizados, o povo da fantástica cidade da obra argentina não pode ser ouvida - eles só se comunicam por legendas de filme mudo! Isso porque o maléfico magnata Sr. TV roubou as vozes da população. E a única voz restante é a da estrela-cantora sem rosto (!) subordinada do terrível Sr. TV: La Voz!



É muito interessante o estilo visual e as brincadeiras com as palavras nas legendas proferidas pelos personagens. E  se o plano maligno do canalha do vilão for bem sucedido, ele ainda vai deixar todo mundo sem palavras, literalmente! Mas ele não contava com o fato de que La Voz tem um filho macabro e assustador (o moleque não tem olhos!!) que por acaso também tem o dom da voz! O garoto sinistro (estilo Damien!) se junta com a garota vizinha e os pais dela para impedir os planos loucos de monopólio da "Voz Única" e o posterior "pensamento Único" do Sr. TV! Genial!

Trailer de "La Antena" (2007, Esteban Sapir)

O filme parece infantil, mas está longe disso: ele é bem original, cheio de simbolismos e metáforas religiosas. Falando nisso, outra homenagem moderna ao cinema mudo é o "The Heart of the World", curta de seis minutos do surreal Guy Maddin, que também vem com símbolos religiosos, além de edição rápida dos cortes das cenas! Guy Maddin, diretor surrealista bizarro com estilo mórbido e assustador (será influência do David Lynch, um dos mestres do estranho?), também merece uma olhada atenta.

Curta "The World of The World" (Guy Maddin, 2000)


E já que falamos no David Lynch: bem-vindos ao "Clube Silêncio"!

"Llorando", trecho de "Mulholand Drive" (2001, David Lynch)

3 comentários:

  1. La Antena... mt interessante !!!

    Será que o Preto e branco voltará moda !?!??! Daqui a pouco td vai voltar, gravaremos em mono, assistiremos cinema mudo, os discos serão feitos em 4 pistas, e etc...

    Esse filme lembrou um pouco "Além da imaginação" ou mesmo os quadrinhos "tales from de crypt", me refiro ao tipo do história.. Apesar que cartaz não fica longe disso não, só que eu acho mais europeu....

    Muito legal esse filme Argentino, vou tentar baixar..

    Vlw,

    Cordeiro Disléxico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, caríssimo Cordeiro... É um tempo de nostalgia e homenagem aos gênios arcaicos da Antiga Era, onde a criatividade, o talento e a originalidade eram regra no cinema: os recursos técnicos escassos eram inversamente proporcionais à qualidade desses filmes velhinhos!

      Melhor ficarmos com as homenagens aos excelentes filmes de outrora, porque eu estou sinceramente broxado com essa onda tenebrosa de remakes caça-níqueis. Ou alguém ficou ansioso para assistir os remakes americanos de Conan, Psicose, O Planeta dos Macacos, Oldboy, Akira, Footloose, Sob o Domínio do Medo, Deixe Ela Entrar, etc.?

      Valeu, Cordeiro!

      Excluir
  2. É verdade.... é só lembrar que até o stop-motion "ruim" é interessante analisando hoje o que fazem com o CGI e colocarmos comparando por exemplo com Jasão e os Argonautas ou mesmo Simbad o Marujo, clássico da Sessão da Tarde !!

    Muito mais "Verdade" que esse monte de 3D/CGI etc...

    Como o Alan Moore falou "existe uma equação perfeita da relação inversa entre dinheiro e imaginação.”

    Pelo menos é o que tem ocorrido.

    Vlw Exumador !

    Cordeiro Disléxico

    ResponderExcluir