terça-feira, 25 de outubro de 2011

Delírios de um anormal - com cogumelos!


No "The Dark One Podtrash" da semana passada (http://td1p.com/podtrash-58-pussies-from-hell/) eu mencionei rapidamente o genial e insano cineasta Ken Russell, responsável por "The Devils" e a ópera-rock "Tommy". Caríssimos, recomendo com toda a pompa e circunstância esse que é um dos grandes diretores que fazem parte daquilo que podemos chamar de "o círculo  do estranho e do bizarro no cinema", e olha que nessa roda tem gente sinistra pra caramba!



Mas por hoje vamos ficar com uma obra apenas de Ken Russell - a mais psicodélica de todas, aliás. É o "Viagens Alucinantes" ("Altered States", de 1980), sobre um cientista maluco com visões religiosas desde a infância que arruma um chazinho malandro de cogumelos do deserto mexicano para, junto com a privação dos sentidos num tanque de isolamento, ser capaz de regredir genética e fisicamente ao estágio primordial da humanidade - e além! - passeando através da "energia viva" de sua própria memória! É isso mesmo!


Das cenas místicas/transcendentais de "Holy Mountain" (Alejandro Jodorowski);
dos efeitos visuais psicodélicos do estilo de "2001: Uma Odisséia no Espaço" (Kubrick);
da obsessão científica do protagonista doido e sua posterior metamorfose em "A Mosca" e dos efeitos especiais "raiz" de "Videodrome" (David Cronenberg);
das cenas do zoológico e do homem transformado num monstro peludo de "Um Lobisomem Americano em Londres" (John Landis);
do desespero insano de "The Wall" (Alan Parker);
das serpentes, do indígena maluco do deserto e das alucinações de "Assassinos por Natureza" (Oliver Stone);
dos efeitos sonoros perturbadores e bizarros de "Eraserhead" (David Lynch), etc, etc...

"Viagens Alucinantes" tem de tudo um pouco das obras acima... e viagem e alucinação de sobra! Por exemplo, as visões do protagonista vivido por William Hurt envolvem um "minobode" (o amigo do minotauro!) de sete olhos e sete chifres crucificado que nem Jesus, uma cena maneiríssima tipo abertura da novela "Mulheres de Areia", fogos de artifício, vulcões, bombas, uma "gruta-vagina", o Inferno de Dante, amebas fosforescentes, e, claro, o grande deus-totem-cogumelo num momento mais psicodélico que o mais psicodélico videoclipe da família do Michael Jackson!!

Filmaço exumado hoje, caríssimos viajantes! Não percam esse troço surreal de jeito nenhum! Sob pena de regressão genética/cósmica irreversível!

Algumas alucinações do filme "Altered States" (Ken Russell, 1980)

Um comentário: