terça-feira, 10 de abril de 2012

E se Hermione fosse mexicana?



Pois é, caríssimos, a bruxa está solta! Depois de uma semana sem conexão acabei descobrindo que internet vicia e causa dependência!

Mas falando em bruxa, vamos em busca do tempo perdido! Exumemos hoje uma incrível experiência cinematográfica surreal, aterrorizante e violenta... com bruxas lésbicas! Trata-se de "Alucarda" (1975), filmaço do mexicano Juan Lopez Moctezuma, sobre duas garotas envolvidas com bruxaria, ciganos, freiras, satanismo, assassinatos... e o amor!

Tudo começa quando Justine é deixada num convento de freiras muito peculiar após a morte de seus pais. "Justine" é o mesmo nome da personagem do romance de Marquês de Sade, que vai buscar refúgio num convento, mas só encontrou depravações, orgias, estupros, perdição e danação. Essa obra, aliás, virou filme homônimo do Jess Franco - com Klaus Kinski interpretando o sádico Sade! 

Voltando à exumação de hoje, naquele "convento-catacumba", alcunha garantida tanto pela arquitetura estilo "barroco-do-mal" (!) quanto pela claustrofobia que ele promove no espectador, Justine conhece ciganos corcundas, freiras insanas vestidas como múmias e finalmente... a garota Alucarda. Essa é uma menina bem peculiar, que de cara obriga a sua parceira de traquinagens a fazer um pacto de sangue. A partir daí somos brindados com toda sorte de eventos demoníacos dentro do supracitado convento macabro num crescendo emocionante: de início, alucinações e sacrilégios, mas depois dá-lhe possessões, protagonistas nuas promovendo lesbianismo sangrento (!?) em nome das trevas, rituais e orgias pagãs envolvendo entidades chifrudas, freiras-múmias chorando lágrimas de sangue vindicativas repletas de ira divina... tudo isso só na primeira parte!

Querem mais? Na segunda parte do filme a presença sado-masoquista do marquês é clara: as garotas pagãs desafiam as autoridades (as freiras-múmias!) clamando pelo demônio durante o catecismo e somos brindados com freiras se despindo de seus trapos de múmia para serem chicoteadas pelo padre! A loucura, as possessões, o sacrilégio depravado, a inquisição expiatória no "convento-catacumba" são dignos de outra obra-prima , "The Devils" (1971), de Ken Russell!

O que dizer mais de "Alucarda", sem mencionar ainda a crucificação de Justine pelada, cadáveres possuídos, decapitações, freiras explodindo em chamas e um verdadeiro - e literal - banho de sangue no final? A obra é repleta de conflitos não resolvidos entre o bem e o mal, o sagrado e o profano, a razão contra a religião, a fantasia contra a realidade, mas a dialética mais brilhante é a garota que interpreta a protagonista Alucarda (Tina Romero): ela está divinamente (!?) inspirada no papel título de bruxa satânica!

Filmaço dos anos setenta underground, profano, proibido, que mistura com extremo talento o sexo, a violência e o sacrilégio ao catolicismo. A coragem do polêmico cineasta mexicano Moctezuma é impressionante. 'Garantia de qualidade a sangue e a fogo! "Alucarda" é obrigatório!

Trailer de "Alucarda" (Moctezuma, 1975)

3 comentários:

  1. Caraca, exumador, agora quero muito ver este filme.
    :)

    ResponderExcluir
  2. O filme é foda, Ivan!
    Ele está inteirinho no youtube aqui embaixo:
    http://www.youtube.com/watch?v=Ne545G2GgXo

    E recomendo também um dos meus preferidos de todos os tempos, "The Devils", que assisti na época da faculdade e ele nunca mais saiu da minha cabeça!

    Tá inteirinho aqui embaixo:
    http://www.youtube.com/watch?v=r5gd7o7kLTw&feature=related

    ResponderExcluir
  3. Oba! \o/
    Valeu, Exumador, vou assistir já.

    ResponderExcluir