domingo, 9 de outubro de 2011

Os robôs de última geração dançando, amando... e matando

A seguir, um rápido passeio através do túnel do tempo trash pela evolução da robótica... de um jeito que Isaac Asimov jamais teria sonhado!

Anos 80 - Styx

Nossa primeira parada nessa viagem mecatrônica é um clipe dos anos oitenta, época áurea do passinho trash do robô! Fiquem (pasmos) com a história do roqueiro do futuro Robert Kilroy, preso injustamente e salvo por um "Mr. Roboto"! Essa pérola está no disco rock-ópera (!) da banda Styx, "Kilroy was Here"!

"Mr. Roboto" (Styx, álbum "Kilroy Was Here", de 1983)




Anos 70 - Dee D. Jackson


Nossa segunda incursão pelo mundo da robótica tosca nos leva direto a um  clipe dos anos setenta, da maluca da Dee D. Jackson, num duo romântico com... o Bender, do Futurama!

"Automatic Lover" (Dee D. Jackson, álbum "Cosmic Curves", de 1978)





Finalmente...

Anos 50

Para encerrar de modo glorioso essa jornada, eis que nos deparamos com ele, o lorde supremo dos robôs monstruosos, possuidor de carisma e elegância ímpares, que só as produções de baixíssimo orçamento podem garantir!

Rufem os tambores eletrônicos e ajustem as rebimbocas e parafusetas dos óculos 3-D para contemplarem "Ro-Man", o robô destruidor da raça humana, "Ro-Man", o cruel, "Ro-Man", o estrangulador de menininhas, "Ro-Man", o feliz proprietário do terrível raio calcinador!

Caríssimos, esse lendário monstro-robô saiu direto do inacreditável filme de 1953 "Robot Monster", que, entre jacarés filhotes imitando dinossauros e máquinas avançadas que soltam bolhas de sabão, conta a história (?) do último punhado de pobres terráqueos sobreviventes da devastação causada pelo supracitado raio calcinador do ser robótico vindo da Lua! O pequeno detalhe que não pode passar despercebido é a vestimenta do cruel assassino de passos lentos, a última moda nas passarelas lunares: ele usa uma fantasia de gorila e um capacete de escafandrista com antenas de tevê coladas na cabeça!

"Não posso, mas eu devo. (...) E eu devo, mas não posso."
- Ro-Man, o robô shakespeariano


Depois da pausa causada pela visão assustadora, seguimos em frente, levando em conta que esse é um dos poucos filmes trash cujo diretor tentou o suicídio depois de ter cometido e lançado uma tosqueira braba dessas. É sério! E eu digo tentou, porque nem se matar o infeliz do Phil Tucker conseguiu!
Nos despedimos desse passeio pelo mundo dos robôs ridículos com o trailer de "Robot Monster", recomendado para os fãs de ficção científica rastaqüera!

"Robot Monster" (de Phil Tucker, 1953)


Si, El horror... El horror...

Um comentário: