sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Aspargos... picantes



Na onda dos chamados "Midnight Movies" - filmes de baixo orçamento, "cult", alternativos e fora do circuitão comercial dos States por décadas pelo caráter polêmico intrínseco deles  - que passavam bem tarde nos cinemas por serem muito bizarros, vamos exumar hoje um "curta desenho animado da meia-noite"!


Esse filme surreal de 18 minutos passou dois anos inteiros no finalzinho dos anos setenta em Nova Iorque em conjunto com uma verdadeira obra estranha da sessão meia-noite..."Eraserhead"! Sim, caríssimos! A obra autoral esquisitaça do não menos esquisito David Lynch nunca foi bem das pernas comercialmente. Mas o objetivo nem era esse, o espírito era o da contracultura, em voga nos States (e no mundo) daquele tempo, subvertendo os rígidos e conservadores códigos morais do careta Tio Sam - nesse caso através do "cinema de arte"!


O sinistro "Eraserhead" (77) do sinistro David Lynch

Bem, ao que interessa: o curta animado é "Asparagus", da pintora/professora/animadora/surrealista Suzan Pitt, de 1979! E se em "Eraserhead" temos o constante choro da criança-monstro e uma infinidade de outras bizarrices criando um clima onírico assustador - é, "Eraserhead" é um pesadelo do David Lynch filmado, é isso! -, o desenho não fica atrás com sua trilha sonora perturbadora, estilo jazz do mal, sabe?

Se não consegui explicar direito a música, que dizer das imagens de conotação sexual-vegetal da doida da Suzan Pitt? As cenas lembram muito sabe o quê? Um trecho animado do Terry Gilliam de algum episódio ecológico perdido do "Monthy Python Flying Circus" (!), ou uma versão animada das pinturas do surrealista Max Ernst!

Max Ernst: "A Alegria de Viver" (1936)


A personagem principal, "A Mulher Sem Rosto", faz de tudo com o pobre do aspargo, menos comê-lo! Ela usa uma máscara tipo aquela inglesa que o personagem "V" do Hugo Weaving usou no filme "V de Vingança", e ela assiste à floresta de aspargos passeando fora da sua janela, ela apalpa os aspargos, ela defeca aspargos (!?!)... Caríssimos, ela pratica sexo oral com um aspargo!!!

Assista isso muito bêbado, de preferência fazendo a dobradinha "Asparagus"/"Eraserhead"!

"Asparagus" (1979 - Suzan Pitt) na íntegra no Youtube!

2 comentários:

  1. Cara, tem no youtube na íntegra! Tá lá no post!

    Agora, depois da morte do Megaupload... a gente vai ter que ralar pra achar em outro lugar!

    ResponderExcluir