quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Quitinete do apocalipse



Prossigamos em nossa saga do armagedon carnavalesco, caríssimos!

O filme de hoje é comédia britânica nonsense estilo "O Cálice Sagrado", só que versão Apocalipse!

"The Bed Sitting Room", de 1969, mostra os escombros da Inglaterra após a Terceira Guerra Mundial, o conflito mais curto de todos os tempos - dois minutos e meio, que inclui até a assinatura do tratado de paz! E alguém tinha alguma dúvida de que caso uma hipotética guerra nuclear aconteça, ela será necessariamente mais instantânea do que preparar um Nescau?

Trata-se de uma história surreal de humor negro, onde personagens bizarros vão surgindo sem intervalo pra descanso e situações mais estranhas ainda vão acontecendo com eles. O cenário é pós-apocalíptico: as pessoas moram em condomínios de automóveis que agora viraram apartamentos, tem edifícios contruídos com fogões e famílias inteiras habitam os vagões do metrô londrino.

Os personagens poderiam muito bem ter saído de um sketch do inesquecível programa do Monty Python: a mocinha do filme está grávida há dezessete meses de um bebê-monstro horroroso, e tem um maluco que pedala incansavelmente sua bicicleta para alimentar o dínamo gerador de energia pro país continuar funcionando. E isso foi num filme surreal de 69, mas será que alguém lembra da hedionda reportagem do Jornal Nacional na época dos apagões elétricos de 2001, que mostrava o racionamento de energia do Brasil e destacava um imbecil pedalando frenética e alegremente sua bicicleta pra acender uma (uma!) lâmpada da sua casa? O demente pedalava enquanto bradava entusiasmado: "Eu faço a minha parte!" É, o fim do mundo é aqui...

Mas o detalhe realmente surreal do filme é que a radiação nuclear provoca mutações nos sobreviventes desse mundo, e tem gente que se trasforma em coisas inacreditáveis:  a mãe da mocinha vai virando um armário aos pouquinhos, e outro personagem se transforma numa quitinete no meio do nada (quitinete lá é o tal do "Bed sitting Room" que dá título à produção)! Pra coroar o filme com aquele humor inglês característico - que conta com Dudley Moore e o zoiúdo Marty Feldman no elenco - existe uma cena memorável onde o papai da infeliz da mocinha se metamorfoseia num papagaio cujo destino é se tornar janta naquele lugar repleto de famintos! Mais Monty Python impossível! Não esqueçam da cena do Papagaio Morto na Loja, que inclusive foi ao ar no mesmo ano desse filme!
 
Não percam, o clima é de absurdo desde o início! Nos créditos iniciais, o elenco é listado não em ordem alfabética ou de aparição, mas sim em ordem de altura! O nanico Dudley Moore, que faz quase uma ponta aqui, encabeça a lista de atores triunfalmente, vários anos antes de proagonizar "Arthur, o Milionário"!

O trailer de "The Bed Sitting Room", 1969, de Richard Lester

2 comentários:

  1. Exumador, essa merece cada centavo: http://web.hotsitepanini.com.br/wizmania/vingadores-versao-vintage/

    tem que comprar....alto nível, mestres como: Stan Lee, Jack Kirby, Joe Simon, Jim Steranko, Don Heck, Archie Goodwin, Gene Colan, Roy Thomas.

    Coisa muito fina...vou comprar, tenho mt coisa antiga mas tenho que ter réplicas disso...sinistro.

    ResponderExcluir
  2. Panini liberando acervo antigo?

    É estranho, mas o conteúdo é foda, Cordeiro Disléxico!

    VAleu a dica!

    ResponderExcluir