quinta-feira, 10 de maio de 2012

Os robôs, a vagina e a cachaça (ou O vovô viu a vulva da vovó)


A dupla estilosa de franceses que faz música eletrônica com capacete do Jaspion na cabeça durante suas apresentações está em uma experiência audiovisual megaviajante. Façam como eu, "Electroma" (2006), do Daft Punk, é um filme melhor apreciado se assistido com o estado alterado da consciência - isto é: bêbado!

Sim, mesmo alcoolizado, é possível perceber que, ao contrário do que normalmente acontece nesses casos de músicos fazendo filmes, suas canções não aparecem em "Electroma"! O que temos são cenas espetaculares, algumas embaladas por pedaços de composições de outros artistas, e só. Esse longa não tem nem diálogos! Olha só o começo logo aqui embaixo:

Trecho do início de "Electroma" (2006)


Mas nem senti falta dos diálogos. Querem a história? Em "Electroma" acompanhamos os dois personagens robóticos em sua jornada pra se tornarem humanos por um cenário deslumbrante. Desde o laboratório super branco reminescente de "2001: Uma Odisséia No Espaço", onde eles recebem uma massa de bolo cor de carne por cima dos capacetes pra simular rostos humanos até tomadas magníficas num deserto, passando por uma cidade estilo "Twin Peaks" habitada por dezenas de robôs! O sol inclemente causa até a impressão de que as máscaras dos Daft Punks "choram" nessa cidade bizarra!

Mas falando no deserto em particular, caríssimos, existe um momento em que as dunas por onde caminham a dupla de robôs tomam a forma das curvas de um corpo feminino, e somos agraciados com um corte ginecológico que Stan Marsh, do desenho do South Park, jamais teria dúvidas sobre o clitóris!

Trecho de "South Park: Bigger, Longer and Uncut" (1999)

 Outra cena vaginal que minha ébria memória divagadora se recorda é a cena do sonho estilo filme mudo no "Fale Com Ela" (2002), do Almodóvar, inesquecível!

Trecho ginecológico de "Hable con Ella" (2002, Almodóvar)

Mas digressiono insone e bebadamente. Voltando a "Electroma", recomendo que os caríssimos leitores assistam o filme pelas tomadas belíssimas e viajantes da jornada da dupla mecatrônica para se transformarem em homens. Se porventura eles não conseguirem, eles chegaram perto numa cena inesquecível de imolação. E o que tacar fogo em si mesmo tem a ver com homens? Ora, observem a famosa imolação de um sujeito na capa do álbum "Wish You Were Here" do Pink Floyd, logo abaixo!



Por fim, a seguir, pelo poder da cachaça, trechos dos dois robôs em "Electroma" unidos pela música "We Are The Robots" do Kraftwerk!!



E viva os estados alterados de consciência!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário