sábado, 3 de setembro de 2011

O mundo pós-apocalíptico dos macacos

Caríssimos, ainda estou com a macaca! A exumação de hoje é um filme de arte de 1978... com primatas! Olha só o jeitão globalizado dele: é o primeiro longa do italiano Marco Ferreri (diretor do fodaço "O Banquete") com locações dos States (mais precisamente Nova York) e estrelado por um francês (Gerard Depardieu)! A nacionlidade do pequeno chimpanzé, infelizmente, é um mistério...

Essa é daquelas obras surreais que não segue bem uma história narrativa linear; o filme é mais um apanhado de cenas soltas, às vezes meio chatas, mas muitas vezes bizarras e criativas, cheias de simbolismos e interpretações deixadas a cargo do próprio espectador.

"Bye Bye Monkey" fala sobre um sujeito (Gerard Depardieu) e seu apito inseparável vivendo numa Nova York pós-apocalíptica onde a maior parte da população foi dizimada e os ratos dominam as ruas cheias de veneno. O cara tem dois empregos, um é de manutenção da fiação elétrica de um museu de cera sobre o Império Romano (o dono do museu adora se fantasiar de Nero) e no outro é eletricista e iluminador de uma companhia de teatro feminista.

Um dia seu amigo velhinho e anarquista (vivido por Marcello Mastroianni), passeando casualmente pela praia com amigos, encontra o discreto cadáver de King Kong (!?). Nas mãos do falecido e gigantesco rei primata está um chimpanzé bebê, que Mastroianni entrega aos cuidados de Depardieu!

Já disse, há cenas soltas bem legais e esquisitas, como por exemplo quando as atrizes feministas decidem que o próximo tema da peça delas vai ser estupro. Já que nenhuma delas conhece o assunto a fundo, elas decidem estuprar Depardieu, não antes de nocauteá-lo com uma garrafa de coca-cola! Além disso, temos Mastroianni reclamando que é um velhinho broxa, há cenas de romance do Depardieu de vinte e poucos anos na época, envolvendo um apito (!) e uma sexagenária, o museu de Roma pegando fogo por causa da fiação, a tal da carcaça gigante de King Kong largada na praia e ninguém parecendo se importar, a batalha final entre os ratos e um macaco!

O pôster original

Infelizmente, tem momentos em que Depardieu aparece desfilando com a banana de fora, mas, pra contrabalançar, a sua namorada está sem roupa durante quase todo o filme! Pelamordedeus, não estou falando da sexagenária, e sim de Abigail Clayton, a famosa estrela pornô dos anos setenta!

Recomendado para aqueles que gostam de filmes surreais e paradões, mas principalmente bizarríssimos! E se tiver macacos, melhor ainda!

Trecho macacal do filme


E chega de macacos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário