terça-feira, 8 de maio de 2012

A banda de rock está unida



A exumação de hoje é um documentário falso, ou, como os americanos chamam, um "mockumentary". E conta a história de uma banda de rock falsa. Ou seja, é um "rockumentary-mockumentary"! E não é o "This Is Spinal Tap"!! É  um documentário mentira com punk rock de verdade, porque as músicas feitas pro filme são espetaculares.

Outra coisa importante digna de nota é que, além da música foda, o filme é o falso documentário mais bizarro que já tive a oportunidade de assistir! E quando digo bizarro, eu deixo os caríssimos leitores chegarem às suas próprias conclusões.



"Brothers Of The Head" (ou, como ficou aqui, "Xifópagos e Roqueiros") de 2005 trata de uma história estranhíssima que é contada de modo não menos estranho, mas genial. O absurdo da trama só poderia ser contado no estilo verdadeiramente falso do documentário-mentira! Preparem-se, pois acompanhamos a curta trajetória da fictícia banda inglesa " The Bang! Bang!", surgida no início do cenário do punk rock em 1974 liderada por dois jovens e talentosos gêmeos... siameses!!



Um empresário inescrupuloso os descobre nos cafundós pantanosos da Inglaterra e resolve transformá-los num sucesso instantâneo no melhor estilo do circo dos horrores, ensinando-os a tocar instrumentos e a cantar com outros músicos numa mansão isolada onde pombos voam pelo teto e bebês tomam cerveja. Tommy e Barry estão unidos pelo peito, compartilham um fígado e Barry não pode tocar guitarra pelo impedimento físico. Logo Barry vira o cantor furioso de punk rock, enquanto o irmão é o silencioso e compenetrado guitarrista. O objetivo era a exploração da situação extrema dos dois, mas eles acabam provando seu talento, evidenciado pelos depoimentos inseridos no falso documentário da nossa época atual dos outros músicos da banda, de médicos, dos parentes e até mesmo do mestre do bizarro Ken Russell! Isso mesmo, Ken Russell faz ponta no filme como ele mesmo! Ele embarcou na onda e aparece mostrando cenas do seu filme inacabado  - e também fictício, é claro - sobre os punks roqueiros xifópagos! Simplesmente fantástico!



A participação do Ken Russell, o clima sombrio, a qualidade das músicas, a construção do filme com cenas caseiras da época e cenas surrais inseridas, o humor negro, os depoimentos contemporâneos e principalmente a construção dos protagonistas garante que esse seja um filme especial. Barry, o vocalista, é o mais vulnerável fisicamente dos dois, o mais carente, o mais frustrado com a situação. Ele escuta vozes na sua cabeça, abusa nas drogas e na bebida e sua performance no palco é nervosa. Já Tommy se liga simbioticamente (!) à guitarra, ele compõe as melodias enquanto o irmão rabisca a letra das músicas nas paredes da mansão,  A jornalista acaba se apaixonando por Tommy e ela, tal qual Yoko Ono, propõe a separação - literal!!! - dos dois roqueiros siameses!

O filme é imperdível. O clima é sombrio, é punk, é grotesco e ainda vem com o mestre Ken Russell! E fica ligado (Rá, rá), você não assiste todo dia um filme sobre gêmeos siameses que por acaso tocam numa banda punk!

Bizarro!

Trailer "Brothers Of The Head" (dirigido por keith Fulton e Louis Pepe, 2005)

3 comentários:

  1. Bizarro Douglas.. cacete !! Siameses Hardcore, freak punk do além !

    Muito boa, se tem Ken Russel com crtz vale a pena.

    Vou ctar esse aí.

    Cordeiro Disléxopófago

    ResponderExcluir
  2. Experimenta falar "em um ninho de mafagafas xipófagas" com farofa na boca!!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Cordeiro número 2

    ResponderExcluir