quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Se a sorte existisse...

Bem, caríssimos, não acredito na sorte, nem no azar. Não acredito em gnomos, nem no Papai Noel. Muito menos no Monstro Espaguete Voador. Mas o filme exumado de hoje é justamente sobre esse tema fictício: a sorte - e como ela afeta a vida das pessoas.
"Intacto", de Juan Carlos Fresnadillo, é uma produção espanhola muito criativa de 2001, que mesmo não tendo sido feita com vários milhões de dólares, consegue impressionar pelas bem resolvidas soluções cinematográficas apresentadas e pela originalidade.
Na história, quatro pessoas privilegiadas pelo destino se envolvem com o submundo marginal de um tipo de "jogo de azar" extremo, cujas apostas valem desde carros e casas até sua própria vida. Obviamente, o mais, digamos, "arregaçado", leva o prêmio (e continua vivo!). Para se ter uma idéia, um desses indivíduos não morreu com a queda de um avião (segundo o filme, as chances de sobrevivência são de 237 milhões para um!), outro a um terremoto, e a policial da trama escapou de um acidente de carro que matou toda a sua família. Mas o mais legal é o Max von Sidow - aquele que interpretou o cavaleiro que joga xadrez com a morte no "Sétimo Selo" de Ingmar Bergman, o Padre Merrin do "Exorcista" de William Friedkin, e o Imperador Ming de "Flash Gordon" (!) - como o velhinho judeu sobrevivente da Segunda Guerra Mundial mais sortudo do mundo.
Existem aspectos muito interessantes sobre a questão das leis do destino favorável na trama, como o fato de que se alguém ganhar uma foto sua vencendo algum jogo desses acaba conseguindo a desejada sorte do fotografado também. Ainda existem pessoas com o dom de roubá-la de outras pelo toque, numa espécie de disputa como o dos "Highlanders", com a diferença de que ninguém (a princípio) sai cortando a cabeça dos outros, e só o mais sortudo prevalece!
O filme tem espaço até para aquele velho ditado da questão da sorte no jogo e no amor!
O Exumador recomenda e, para terminar com uma piadinha podre, azar de quem ainda não assistiu!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário