segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A Hollywood turca e o Troféu Óleo de Peroba

Em se tratando de seres humanos, tudo é possível. A cara de pau das pessoas desconhece limites, e porque não dizer até mesmo fronteiras. Vamos exemplificar isso tomando como ilustração o digníssimo país cuja capital é Ankara: a Turquia (pois é, a capital não é Istambul!).
Muito bem, caríssimos, eis que mais ou menos a partir dos anos 60 até meados dos anos 80, os turcos decidiram produzir filmes em grande quantidade (e de qualidade duvidosa), mas com um pequeno detalhe: essas produções são cópias descaradas de muitos filmes conhecidos dos Estados Unidos, sem, no entanto, ter necessariamente outro elemento em comum com a obra original, como o título - e precisa? Alguns outros, porém, vão chegar ao cúmulo de exibir cenas dos filmes originais inseridos na versão da Turquia - como é o caso do inexplicável "Star Wars" turco (!!), sem creditar os autores originais, descumprindo todos os direitos autorais da face deste planeta e de outras galáxias distantes. Alguns, ainda, copiarão o roteiro de filmes americanos de sucesso, como observamos no "Seytan" (Satã), versão de " O Exorcista", do William Friedkin (!?!). O resultado, obviamente, é bizarro, mas não deixa de ser engraçado.
Os leitores gostariam de outros exemplos de plágio dos produtores turcos, certamente merecedores do Troféu Óleo de Peroba em âmbito intergalático (o diretor italiano Bruno Mattei, também conhecido por filmografia copiada de obras famosas de Hollywood, teria o maior prazer em entregar o prêmio à Turquia)? Eles estão listados a seguir, alguns com o respectivo poster:

"Superman, o Retorno" - de onde? (1979)

"E.T., o extraterrestre" (1983)

"Capitão América e Santo [lutador mexicano famosíssimo
no seu país de origem e estrela de seus próprios filmes toscos]
contra o Homem Aranha" (!), de 1973, onde o Homem Aranha é vilão!



O bizarro "Star Wars" turco, cujo título é "Dünyayi kurtaran adam" (1982),
ou "O Homem Salvador do Mundo" - ou algo assim 


A Linda Blair... da Turquia!
 
Sem mencionar diversas outras produções com figuras conhecidas do universo hollywoodiano como ninjas, mercenários, gângsters, além das versões turcas, vejam só, de Indiana Jones, Tarzan, O Mágico de Oz, Conan, Rambo, O Tubarão, Star Trek...
Esses dois últimos aparecem em breves e inacreditáveis trechos a seguir:





Percebam que a tosca cena do capitão Kirk contra o lagarto pode ficar ainda mais tosca na cópia turca!

Como se pode evidenciar, a Turquia há muito tempo é capaz de produzir suas próprias bombas de destruição em massa, o que a torna campeã legítima do Troféu Óleo de Peroba!


Parabéns!

Observação pertinente: muitos desses filmes merecem futuros posts só deles. Aguardem!

Um comentário: