sexta-feira, 29 de abril de 2011

A vingança do primata que mata

Pôster de "Shakma", o babuíno assassino

A matança de animais em filmes é bem mais comum em produções que não fazem parte do circuito de Hollywood, especialmente o cinema italiano de horror. Exemplos específicos de assassinato real de símios em frente às câmeras, só para citar dois, temos o famoso "Cannibal Holocaust" (1980), do famigerado Ruggero Deodato, e "La Montagne del Dio Cannibale" (1978), do não menos insano Sergio Martino. Claro que esses dois diretores dementes trucidaram outros bichos além dos macacos em prol do grotesco nos seus longas, como tartarugas e iguanas, mas eu gostaria de sublinhar a questão da matança da macacada.

Isso porque numa continuação caça-níquel hollywoodiana estrelada por Clint Eastwood, "Punhos de Aço - Um Lutador de Rua" (1980), o veterano ator encarna pela segunda vez um caminhoneiro (que briga por dinheiro, como diz o título) e melhor amigo de Clyde, um simpático orangotango. Contudo, eis que o macaco aparece morto no finalzinho das filmagens! Dizem que por causa dos abusos e maus-tratos do treinador o bicho sofreu hemorragia fatal no cérebro. E agora? Quem poderá vingar Clyde?

A resposta vem dez anos depois com o bisonho filme não tão orgulhosamene desenterrado de hoje: "Shakma - a Fúria Assassina"! Essa tosca produção, estrelada pelo ator felizardo que comeu a Brooke Shields na paradisíaca ilha deserta de "A Lagoa Azul", conta a linda história de vingança de um babuíno assassino contra os homens devido ao longo histórico de crueldade contra os animais, especificamente os primatas.

Nessa tosqueira, um babuíno é supostamente injetado com um tranqüilizante cerebral experimental (!) numa cirurgia realizada pelo arrogante médico-chefe que gosta de narrar jogos de RPG estilo "live-action" para seus alunos no prédio do Centro Médico devidamente trancado e durante a noite, claro. Obviamente, o tal do calmante tem o efeito inverso no babuíno, que se transforma no mais perfeito instrumento de destruição de mobília e morte de estagiários.

Por algum motivo incompreensível, os alunos mais imbecis do mundo não ficam trancados em uma das inúmeras salas do edifício quando descobrem que o avatar-macacal da chacina à solta pelos corredores é incapaz de abrir as portas quando devidamente fechadas. E, para piorar a situação (mas é claro!), é mais fácil encontrar um aparelho estroboscópico emissor de luz cegante do que um telefone fixo no prédio desse filme da era pré-celular!

Sem estragar (muito) o final, só posso dizer que os humanos mereceram o seu destino - pois, quando enfim o protagonista retardado acha um telefone, ele liga para pedir socorro? Adivinhem! Pois bem, caríssimos, só resta acrescentar que Clyde, o orangotango, foi devidamente vingado graças aos impressionantes esforços da fúria peluda de bunda lisa que lutou com bravura contra os adolescentes - de nível superior! - mais estúpidos já produzidos pelo cinema. Imagine você, caríssimo, à mercê de um mongolóide desses na mesa de cirurgia...

Shakma odeia portas (claro, tem humanos para matar atrás delas!)



O maneiríssimo trailer de "Shakmaaaa!!" explica bem  o filme todo





Clyde (o da esquerda!), esteja onde estiver,
saiba que você está em nossos corações e
jamais será esquecido, graças a "Shakma",
o primata que mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário