quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O grande moedor de carne do futuro

E chegou o ano de 2022! Os States, outrora um país desenvolvido, nesse momento sofre com a superpopulação e o calor insuportável causado pelo efeito estufa. Nova York, com seus 40 milhões de habitantes, virou uma espécie de cidade do Terceiro Mundo. Se o caríssimo leitor fosse um novaiorquino remediado teria um apartamento, mas para chegar até a porta seria necessário literalmente pisar nos pobres que moram pelos degraus das escadarias do prédio da sua casa! Com tanta gente e sem criação de gado e horta devido à crise ecológica, a fome é um problema sério: as revoltas do carpete de massa humana por comida são comuns. A ração colorida e processada pela Corporação Soylent garante a sobrevivência de grande parte do mundo. A última novidade é o lançamento da ração "Soylent Green", feita, segundo a propaganda da empresa, do "melhor plâncton marinho."

"Soylent Green", de 1973, do diretor Richard Fleischer e estrelado por Charlton Heston, é um filmaço de ficção científica merecedor de uma olhada mais atenta. Nesse futuro distópico, um bife, água quente encanada, sabão, tomates ou geléia de morango são luxos para os mais ricos, assim como a "mobília", o nome que se dá para a mulher que vem de brinde quando um milionário compra um apartamento. Por outro lado, existem escavadeiras que recolhem multidões causadoras de tumulto para levá-las sabe-se lá pra onde e centros de sucídio assistido do governo autoritário para dar uma mãozinha na diminuição do povo, que só vive para esperar a morte chegar.

No meio dessa bagunça toda, Charlton Heston é um policial investigando o assassinato de um dos diretores da companhia fabricante de ração. Ele acaba descobrindo a terrível verdade por trás de "Soylent Green", que a essa altura do campeonato, assim como o final de "O Sexto Sentido", ou de "O Planeta dos Macacos" original, todo telespectador já sabe ou desconfia. Afinal, onde estão os malditos cemitérios das cidades superpopulosas?

Recomendado para o faminto espectador ávido por ficção científica de qualidade sem aliens ou naves espaciais com raio laser, mas que adora um bom filme mórbido cujo final já virou folclore!

Link para a excelente abertura do filme:
http://www.youtube.com/watch?v=AlVczvB4FQk

Trecho do filme onde a população revoltosa é controlada pela polícia com capacete de futebol americano e pelas retroescavadeiras disciplinadoras!



E vejam só, minha gente: o futuro chegou! Já tem empresa comercializando os deliciosos biscoitos verdes "feitos de plâncton e espinafre"! O link está logo aqui embaixo!
http://www.thinkgeek.com/interests/retro/e9aa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário