segunda-feira, 30 de maio de 2011

Saia dos trilhos num trem maluco


Ano passado Denzel Washington atuou em  "Incontrolável", longa sobre um trem sem freio e carregado de produtos inflamáveis. Sem entrar na discussão sobre a enxurrada de filmes com locomotivas desgovernadas e assassinas (um desses até se chama "O Trem Desgovernado"!), é preciso dizer que o pepino nas mãos do sempre competente Denzel é bolinho.

Pois sempre podemos piorar a situação, não é verdade? Sintam o problema de Rob Lowe em 1999 apenas pelo título do filme que ele protagoniza: "O Trem Atômico"! Assim como a besta mecânica desenfreada  e mortífera de "Incontrolável", o colosso sobre trilhos aqui também não tem freio, está recheado de carregamento químico explosivo... mas ainda vem com uma bomba nuclear de brinde! Tudo porque o funcionário malandro da companhia ferroviária decidiu que a forma mais econômica de se livrar de um antigo artefato atômico russo é escondendo o dito cujo num carregamento civil como ferro-velho!

Em ambos os filmes o arauto metálico da destruição segue veloz e ameaçador em direção a uma indefesa cidade norte-americana, mas existe um pequeno detalhe na obra estrelada por Rob Lowe que precisa ser dito: para o trem desgovernado chegar no centro urbano (e cumprir o seu desígnio explosivo, como em qualquer bom longa catastrófico!), ele precisa subir e descer uma montanha.

Nesse tipo de longa é imperativo que todo e qualquer equipamento de segurança (como o singelo freio de emergência) nunca funcione. Mas aquí já e demais, não estou de brincadeira: mesmo sendo impossível pelos dogmas do roteiro parar o bicho, existe um momento em que ele chega no topo da colina e a velocidade é equivalente a alguém andando a pé! Um tronco de árvore no meio dos trilhos parava a coisa toda! Por que Rob Lowe não tira a bomba e/ou os produtos químicos dos vagões nessa hora? Mistério insondável! O trem atômico sobe colina e desce colina inexorável, ignorando as adversidades para realizar o seu terrível destino pirotécnico.

Para não estragar (muito) a surpresa, tenham em mente que o filme é uma bomba! De proporções nucleares! Mas, pensando bem, o pôster e o trailer já contam o final! Muito tacanho!

Trailer de "O Trem Atômico"(99), com Rob Lowe e a loirinha gostosa de "Beleza Americana":


Depois dessa, só mesmo embarcado no trem maluco com Ozzy Osbourne!

"Crazy Train"

Nenhum comentário:

Postar um comentário