segunda-feira, 2 de maio de 2011

Deep Purple Super-Duper encontra o pirulito psicodélico no mundo de Marlboro

No início, Deep Purple mexia com o lisérgico e a psicodelia (como muitas bandas inglesas dos anos sessenta, aliás), apesar de muita gente lembrar apenas da sua fundamental e pioneira fase agressiva-metaleira ou hard rock pós-setenta, o que não é pouca coisa não! Mas antes dos anos setenta eles gravaram até "Help!", dos "Beatles", só que com uma roupagem-viagem!

"Black Night" - Deep Purple (1970)


Pois "Black Night" de 1970, um dos hinos do "Roxo Profundo", tem o seu arranjo influenciado de uma forma bem profunda (Rá!), pra não dizer quase idêntico, ao da música mais conhecida dos americanos não tão conhecidos do "Blues Magoos", a "(We Ain't Got) Nothing Yet", do álbum de 1966 que - dizem as lendas - foi um dos primeiros de estilo psicodélico, o "Psychedelic Lollipop" (ou, ao menos, a pôr o adjetivo "psicodélico" no título)! Confiram a inspiração "Austin Powers - Yeah! Baby!" (apesar de americana) de Deep Purple!

"(We ain't Got) Nothing Yet" - Blues Magoos (1966)


 
 
Blues Magoos e um dos primeiros álbuns psicodélicos
 
Mas aí, percebam, espalharam que esses caras foram lá e tiveram influência do arranjo do caubói Ricky Nelson, minha gente! Vejam só - e é certo que os caríssimos já desconfiavam: o rock é country! Confiram, portanto, a inspiração "Aiôu, Silver! - Ih-Ráá!" de Deep Purple! 
 
"Summertime" (versão de 1962 de Ricky Nelson para a música de George Gershwin de 1935!)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário