quinta-feira, 7 de julho de 2011

O corcunda do Dr. Frankenstein está de olho em você


Amanhã, dia 8 de julho, Marty Feldman, o genial cara estrábico e de olhos esbugalhados completaria 77 anos. Segundo as lendas, ficou daquele jeito por causa de uma doença e de um acidente de carro, mas nada disso o abateu, pois resolveu fazer do limão uma franquia de lojas de limonada: teve muito sucesso no cinema, no humor - e no amor. Foi casado até a sua morte (sua mulher, falecida ano passado, é que pediu a mão dele em casamento!) e seu trágico fim aconteceu durante as filmagens de "Yellowbeard" em 1982 aos 49 anos!

Esse filme de Mel Brooks rodado no México, diga-se de passagem, é imperdível: além da última participação de nosso querido humorista de olhar penetrante, temos no elenco a galera do Monty Python, Cheech e Chong, e Peter Boyle (o Monstro da comédia clássica "O Jovem Frankentein", de 74).

Fumante compulsivo e vegetariano, Marty se entupiu de frutos do mar mexicanos estragados. Acabou morrendo do coração, com os olhos esbugalhados (isso não se faz, eu não tenho jeito...), graças a um mega susto fulminante causado por ninguém menos que Sergio Aragonés, aquele cartunista da revista MAD criador do bárbaro idiota Groo! A última cena filmada da sua vida foi a morte do seu personagem em "Yellowbeard"! Que série de acontecimentos de fazer saltar os olhos!

Mas um dos melhores papéis de Marty Feldman, sem dúvida, é o do corcunda Igor ("Eye-gor" é a pronúncia correta, sacaram!?), capanga-esparro do Dr. Fronkonsteen (ou algo assim), vivido por Gene Wilder em "O Jovem Frankenstein", obra-prima de Mel Brooks.


O Steve Tyler, vejam só, vive dizendo até que a música "Walk This Way", do Aerosmith, foi inspirada graças ao modo de andar de Igor nesse filme! Isso é sério!

O jeito de andar de Marty Feldman


O jeito de andar de Aerosmith


Mas já que estamos falando de "O Jovem Frankenstein" e música, não posso deixar de mencionar o número de dança sensacional desse filme, "Putting on the Ritz", onde Gene Wilder - o criador - e Peter Boyle - a criatura - cantam e sapateiam acompanhados por Marty Feldman ao piano, sempre de olhos vigilantes atentos a tudo, claro!

"Putting on the Ritz" ("O Jovem Frankenstein")


Parabéns, Marty, e olhe por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário