sábado, 23 de julho de 2011

O filme da sua vida


Pergunta hipotética: você abotoou o paletó e foi parar no limbo. Depois de morto, imagine que quando acontecer a sua passagem pro além definitivo, você só vai poder ficar com uma lembrança da sua vida inteira por toda a eternidade. Qual seria?

Esse é o grande tema de um filme japonês fodaço de 1998, "Wandâfuru Raifu" (ou imagine um japonês falando "Wonderful Life"!), no Brasil conhecido como "Depois da Vida". A premissa é bem interessante e pra quem acredita no além e que tais, beleza. Já pra quem não acredita, vale a reflexão proposta.

O filme (do diretor Hirokazu Koreeda, que lançou em 2004 o triste e bizarro "Ninguém Precisa Saber", sobre crianças abandonadas pela mãe) parte de uma concepção diferente da cristã sobre o destino final das almas, é claro. Os recém-mortos ficam no limbo por uma semana com quartos privados, banheiro próprio, etc., todos assessorados por funcionários do lugar, que mais parece uma estação ou uma escola abandonada! Os conselheiros e o estagiário (!) do além fazem de cara a pergunta pros recém chegados: eles precisam selecionar uma única memória da sua vida, a mais significativa e preciosa, e só essa lembrança os acompanhará para todo o sempre.

Os defuntos têm apenas três dias para escolher, porque no resto da semana a equipe do limbo vai rodar um filme caseiro trash, recriando a cena escolhida! É sério! É mais ou menos como aquele filme de 2008, o "Rebobine, Por Favor", do Michel Gondry estrelado por Jack Black, onde ele reinventa os filmes das fitas apagadas de uma locadora sem nenhum orçamento!

E tem mais: as almas penadas não levam a memória original mais importante da sua vida, mas sim a recriada nos filmes trash! Já é de conhecimento geral as dificuldades por que passam os cineastas independentes no mundo dos vivos - em particular no Brasil -, mas em "Depois da Vida" descobrimos o perrengue dos diretores amadores do além que estão presos no limbo!

Sabe por quê? Só pra atrapalhar, tem morto safado que quer a filmagem da memória dele pilotando um avião!

Pois é, caríssimos, pensem muito bem na maior lembrança da vida de vocês... e que ela não seja muito complicada! Ajudem a produção independente do além, facilite a vida (ou a não-vida!) dos cineastas trash vagando no limbo a captar em filme o melhor momento da sua passagem pela Terra!

Trailer (em inglês) de "Wandâfuru Raifu" (98)

Nenhum comentário:

Postar um comentário