segunda-feira, 4 de julho de 2011

O Edgar Allan Poe japonês, a modelo e o ceguinho tarado


No final dos anos 60 a malfadada previsão de que a tevê afastaria o espectador do cinema se concretizou no Japão. Como contra-ataque, surgem os "pinku eiga" ("filmes-rosa"), obras sexploitation daquele país, de orçamento super reduzido e caráter independente pra tentar chamar o nosso querido e estranho povo tarado de volta para as telonas. Por causa disso grandes estúdios resolveram fazer versões mais sofisticadas desse tipo de filme regado a sexo e violência.

As famosas e polêmicas histórias recheadas de insanidade, erotismo e devassidão do escritor Edogawa Rampo (pra entender esse pseudônimo, imagina que um japonês está pronunciando "Edgar Allan Poe"!) caíram como uma luva. A exumação de hoje é um filme baseado num educativo conto dele: "Cega Obsessão", de 1969, do diretor Yasuzo Masumura. No cinema tudo é mais elegante (mas não menos bizarro e surreal) em relação ao conto original, onde um escultor cego massagista (!) entorpece as vítimas, as desmembra e as transforma numa parte da sua invenção, a arte tátil.

A versão cinematográfica vem com menos chacina (só a modelo patricinha arrogante acaba seqüestrada), mas os detalhes escabrosos das perversões a gente acompanha melhor. Depois que o maluco cego rapta ninjamente a infeliz, ela é trancada num estúdio isolado, todo decorado de um jeito muito peculiar: as paredes são repletas de esculturas gigantes de olhos, orelhas, narizes, bocas, mãos (os sentidos) e de peitos, bundas e xoxotas (partes eróticas do corpo), sem mencionar duas esculturas de mulher pelada colossais no meio! O cego bitolado, com a ajuda da sua não menos insana e super protetora mamãezinha, quer criar a obra-tátil suprema tendo a modelo como musa para a escultura perfeita.

É claro que tudo isso terminará em sexo, prazer, sangue, desmembramento, sadomasoquismo, assassinato e canibalismo!

Recomendo esse ótimo suspense psicológico pelo grotesco e pelo erótico, mas também pelo inusitado do protagonista cego/tarado/assassino!

Caríssimos, confiram com seu próprios olhos (Rá!) logo abaixo o terrível estúdio-prisão do ceguinho do mal! Depois desse filme, vocês pensarão duas vezes antes de ajudar um portador de necessidades especiais no campo da visão a atravessar a rua! Ele pode estar de olho em você!



Palmas para o tobogã feito de bundas e peitos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário